Portfólio
Nome: Nicola Martinez Gomes
Nacionalidade: Brasileira
Data de nascimento: 21/11/1978
Local: São Paulo – SP
Profissão: Montanhista
Montanhista desde 1997, escalou em países como: Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Brasil.
Atualmente trabalha com projetos de escalada , apresentação de slide-shows.
Ministrou em Londrina o curso de arvorismo e técnicas verticais certificado pela UEL- Universidade Estadual de Londrina.
Idealizador de vários eventos como: Campeonatos Paranaense de Escalada
(válidos pelo ranking paranaense), primeiro, segundo e terceiro Encontros de Escalada de Londrina, evento que repercutiu na mídia, (Folha de Londrina, Programa Marcão Kareca, Globo Esporte, Programa Gravidade Zero, Jornal da Tarde na Rede Bandeirantes, www.webventure.com.br, Mountain Voices, entre outros...).
Nicola pratica quase todos os estilos de escalada (tradicional, esportiva, alpina, boulder) sendo seu forte, os big walls (escaladas em grandes paredes com duração de 3 ou mais dias na parede). Seguem abaixo as descrições de várias das atividades realizadas:
Escalou nos seguintes pontos de escalada em rocha do Brasil:
Santa Catarina (Florianópolis), Paraná (Morro do Anhangava, São Luis do Purunã, Serra do Cadeado, Salto do Apucaraninha e Londrina) e São Paulo
( Pedra do Baú, Morro do Cuscuzeiro).
1997 - 2001 junto com diversos parceiros da região abriram o que hoje é o principal campo escola de escalada de Londrina contando com mais de 30 vias esportivas de 4 ao 8 grau de dificuldade e com 35 metros de altura. Conquistou também diversas vias em estilo artificial no Salto Apucaraninha com graduação de A2+, A3 variando de 80 a 100 metros de altura, vias na Serra do Cadeado em estilo tradicional. Tentativa da via Domingos Giobbi A2+ na Pedra do Baú sem êxito por motivo do mau tempo.
2002 – Se mudou para a Europa em busca de montanhas maiores no velho continente. Trabalhou no Refugio Alpino Tosa - Pedrotti durante 3 meses, localizado na Itália mais precisamente na província do Trentino Alto Adige. escalou em estilo alpino solitário montanhas como Cima Tosa (3.150 m), Cima Brenta (3.173m) na cadeia de Dolomiti di Brenta e Cevedale (3.762m) na cadeia Ortles localizada na mesma região.
2004 – Um ano marcante para Nicola que teve início com sua chegada a América do Norte e destino a Yosemite (Parque Nacional localizado ao leste do estado da Califórnia, aproximadamente 5 horas de San Francisco), onde conheceu Dave Turner seu grande mestre nas paredes e com quem escalou diversas vias em estilo “speed climb“. Dentre elas uma das maiores faces de granito do mundo o EL CAPITAN, durante os 8 meses e meio que morou no parque. Realizou várias escaladas em livre e tradicional em Tuolumne Meadows, Tioga Pass, Castle Rock National Park (Santa Cruz), Jail House, Grotto (Sonora), Middle Cathedral Rock, Cookie Cliff, Reeds Pinnacle, Pat and Jack Pinnacle, Church Bowl Area, Camp 4 Wall, Cascade Creek, Five Open Books, Chapel Wall (Yosemite Valley).
Tentativa de uma escalada em estilo alpino 4.000 mts com, Bryan Sweeney e Dave Turner nas montanhas de Bishop (Evolution Traverse) completada integralmente pelo renomado escalador Peter Croft em 1999.
Dentre todos os feitos realizados por Nicola Martinez o de maior destaque e expressão na mídia nacional, foi o primeiro brasileiro a ter escalado o El Capitan em estilo “solitário”, feito esse que levou 11 dias até sua chegada no cume da montanha com mais de 1.000 metros de altura.
Além do grande feito, o El Capitan, Nicola também é reconhecido por outro recorde, o brasileiro com maior número de vias em estilo big wall no parque de Yosemite.
1-Washington Column, A1+, 3 dias, Solitário, South Face,
2-Leaning Tower, A3, 3 dias, Solitário, Wet Denim Daydream
3-El Capitan, A3, 11 dias, Solitário, Mescalito
4-El Capitan, A3, 17 horas, Dave e Walt, Zodiac
5-El Capitan, A2+, 32 horas, Dave, Walt, Rich e Eric, North America Wall
6-El Capitan, A4, 6 dias, Solitário, Zenyatta Mondatta
7-El Capitan, A4, 8 dias, Scottie, Sea of Dreams
8-El Capitan, A2+, 4 dias, Bryan, Juliana e Roberta, Triple Direct
9-El Capitan, A4Rx, 16 dias, Solitario, Tempest, 2 ascencao em solitario
10-Porcelain Wall, A5, 11 dias, Solitario, segunda ascencao em 11 anos
Dicas para começar em alta montanha
4 years ago
No comments:
Post a Comment