Friday, December 05, 2008

Entrevista pro Blog do Eliseu EXPN

Na panela de pressão com Nicola Martinez

Ontem bati um papo com o brother Nick Martinez, que está na Califórnia e acabou de mandar uma das rotas mais cabeludas do El Capitan, a Pressure Cooker VI 5.10 A4, testpiece do mestre Eric Kohl.
Então, fiz ao Nick umas perguntas pra galera do Brasil saber o que rolou:

Nick no portaledge, El Capitan, Yosemite, EUA.




Iaí Nick, o que tem feito depois da última passagem pelo Brasil?
Bom Eliseu, você sabe que as coisas parecem rolar pro meu lado fora do Brasil, desde comecei a escalar (e você foi um dos maiores incentivadores ). Mandei-me pra Europa onde escalei pouco e me dediquei mais aos esportes aéreos, um mês na Itália e já sentia que a temporada no Vale de Yosemite estava por começar. Chegando no Vale comecei a carregar meus equipos pra base da parede do Half Dome pra segunda ascensão da via Queen of Spades, a aproximação até a base da parede e uma trilha quase vertical, por isso pouca gente escala as vias em artificial. Imprevistos a parte (mal tempo, ter minha comida roubada por urso na base…). Enfim comecei a escalada dormi na segunda cordada, segundo dia limpei a terceira e quando partia pra quarta, testando uma de minhas pecas em um bloco expansivo em segundos o bloco voava sobre minha cabeça esmagando minha mão contra a parede batendo no meu joelho e voando parede abaixo… Fixei minhas cordas de 70 e 60m e trabalhei no auto-resgate com uma só mão… De molho na primavera e verão me mandei pra escola de pára-quedismo pra saltar de aviões… Neste verão com meu visto aqui nos USA pra vencer me mandei pra Squamish no Canadá onde tive a oportunidade de escalar com Tonto do Brasil…

Quais os picos que você não conhecia que considera mais irados?
Bom, não conheço muitos picos de escalada mas Yosemite e a Patagônia chilena são dois lugares iradissimos. Vontade de viajar não falta, Paquistão, Himalaia, Patagônia Argentina, Alaska… Yosemite é muito bom na primavera e outono onde a temperatura é mais sólida e a aproximacao das paredes é pequena em comparação a outros lugares e a qualidade do granito e fendas são incomparáveis.

Qual foi dessa escalada da Pressure Cooker? Fala da via, e como aconteceu a escalada.
Bom, após minha escalada no Porcelain Wall em 2006 colocando a segunda ascensão da rota depois de 11 anos sem nenhuma repetição deixei os big walls de lado pra me dedicar ao pára-quedismo e base jump. A tentativa da Queen nesta primavera foi meio frustrante por ter me machucado, voltei pro vale mordendo o beiço e com sangue nos olhos para repetir algo que tivesse poucas ascensões, de bobeira no El Cap Meadow trocando uma ideia com meu amigo Alik Berg do Canadá, que aos 20 anos de idade já tem mais de 20 vias no El Cap em diferentes estilos surgiu a idéia de escalar a via, em menos de 2 dias já tínhamos tudo na base da parede. Sabíamos que seria uma das vias mais difíceis de enfrentaríamos em nossa carreira de escaladores de big wall.



Alto no El Capitan.



.
Como surgiu a idéia de escalar essa rota?
Então, a primeira vez que ouvi falar desta via foi quando meus amigos Ammon McNeely e Ivo Ninov decidiram escalar a rota em um dia “in a push”, ajudei os loucos a carregarem seus equipos pra base da parede e ali passamos a noite, dia seguinte sentei na base da parede e ali assisti-los escalar as primeiras 5 enfiadas mandando grandes blocos abaixo. Este ano, após a tentativa da escalada da via Queen of Spades no Half Dome, fiquei de molho pelo verão, e no outono senti que era hora de mandar algo excitante… Sentado no El Cap Meadow com meu camarada do Canada, Alik Berg surgiu a idéia de mandar a via…



Nick e Alik Berg no El Cap Meadow, Yosemite
.
Como você vê o futuro da escalada artificial nas grandes paredes de Yosemite?
O El Captain ja saturou, as vias que tinham que ser abertas já foram, mas há muita rocha ainda pra ser explorada como a parede do Mt Watkins, Hetchy Hetcky, entre outras… O futuro esta na mão dos escaladores do presente, passando pra próxima geração a ética local. Muitas das vias antigas em artificial tem sido escaladas em livre, El Nino, Golden Gate, Lurking Fear, Salathe wall. Parabéns aos fortes escaladores que tem puxado limites livrando essas vias, no meu ponto de vista o futuro esta ai…



Como anda o base-jump? Tem saltado muito? Onde?
Bom sempre me jogando, seja de aviões, antenas, pontes sendo minha maior paixão os big walls onde posso saltar meu wingsuit, a maioria dos meus saltos de big wall são na Itália, Monte Brento… Mas tenho alguns de lugares ilegais que é melhor a gente deixar em OFF mesmo… Sensação de liberdade, voar como um passaro, voar meu corpo por lugares inóspitos, dividindo e conhecendo gente do mundo inteiro por onde passo.





Qual seu plano de vida a médio e longo prazo? Você pensa em um dia voltar a morar no Brasil, ou só passar temporadas?
Vou vivendo dia a dia vendo o que acontece, com certeza continuar girando o globo atras de terrenos inospitos continuar saltando com meu pára-quedas. O Brasil só por temporadas mesmo. Ainda quero passar uma temporada em Salinas e quem sabe repetir algumas das vias na Pedra do Sino… Mas minha historia rola mais natural ( grana, trampo, patrocínios ) aqui fora mesmo…




Nicola Martinez saiu do Brasil faz mais de 10 anos pra viver seu sonho de escalar e voar. E hoje, na Califórnia, está feliz da vida fazendo as coisas que ama. Nick tem o patrocínioo da Território Online, Blue Water Ropes e Yates Big Wall Gear.

1 comment:

Anonymous said...

Foto massa.Fer